Cirurgia do Ombro

 

A reabilitação começa rapidamente. Quando você voltar para seu quarto de hospital, começará um programa de reabilitação suave para ajudar a relaxar os músculos em torno do novo ombro. Você pode ser incentivado a sair da cama e dar alguns passos, e continuará a receber medicamentos para a dor conforme a necessidade.

Antes de receber alta hospitalar, seu fisioterapeuta mostrará a você como fazer os exercícios de reabilitação que são importantes para a sua recuperação.
Você terá alta assim que seu cirurgião determinar que você se recuperou suficientemente. Você pode esperar ficar no hospital cerca de três dias depois da sua cirurgia. Normalmente, suas ataduras e suturas serão retiradas antes da alta.
Em casa, você precisará continuar os exercícios. Seu fisioterapeuta o instruirá sobre os cuidados apropriados em casa e pode continuar a trabalhar com você. A área do seu ombro pode ficar quente e sensível por várias semanas. É importante lembrar que enquanto você estiver em recuperação não deve levantar nada com o braço operado. Consulte seu cirurgião ortopédico antes de começar a levantar qualquer coisa.

Descubra seus limites e otimize seus resultados na perca de gordura!

Aqui você encontra os melhores profissionais para o combate contra a gordura!

Faça – nos uma visita

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA CIRURGIAS DO OMBRO

Antes da Cirurgia:

  1. Medicações – evitar uso de anti-inflamatórios, AAS e Ginkgo Biloba. O uso de medicações para a hipertensão ou doenças do coração deve ser feito, mesmo no dia da cirurgia. Tomar a medicação no horário habitual, com quantidade mínima de água.

  2. Tipóia – adquirir tipóia indicada abaixo e levar no dia da cirurgia.

No dia da Cirurgia:

  1. Chegar ao hospital 3 horas antes do horário marcado para a cirurgia.
  2. Manter jejum total de 8 horas ( comidas e bebidas, inclusive água).
  3. Levar a tipóia indicada pelo cirurgião. Ela será necessária logo após o término da cirurgia.
  4. Levar todos os exames realizados (exames de sangue, raio-x, ressonância, além da avaliação pré-operatória quando esta for solicitada).

Após a Cirurgia:

  1. Medicações: utilize apenas as medicações prescritas pelo seu médico.

  2. Alimentação: alimentar-se normalmente sem restrições; evitar o uso de qualquer tipo de bebida alcoólica enquanto estiver utilizando as medicações prescritas;

  3. Curativos:

    • Se cirurgia artroscópica: cobrir o curativo com filme plástico até o 5o dia; após esse período o curativo poderá ser removido: e a limpeza poderá ser feita no próprio banho com água e sabonete; em seguida secar bem com um toalha limpa; manter o curativo aberto, protegendo-o somente do sol;
    • Se cirurgia aberta: cobrir o curativo com filme plástico até a retirada dos pontos; nesse caso o curativo será trocado na presença do médico (clínica ou ambulatório); após a retirada dos pontos, a limpeza poderá ser feita no próprio banho com água e sabonete; em seguida secar bem com uma toalha limpa.
  4. Pontos: os pontos deverão ser retirados entre 7 e 14 dias, conforme critério médico.

  5. Movimentos:

    • NÃO realizar movimentos do ombro;
    • Realizar movimentação leve do punho, mãos e dedos deve ser realizada no mínimo 5x/dia. É possível o uso de uma bola macia para apertar com a mão durante o dia;
    • Realizar movimentos leves com o cotovelo (esticar e dobrar), sem mover o ombro (mantendo o braço junto ao corpo), 4 vezes ao dia;
    • Manter a tipóia por 45 dias, inclusive para dormir. Apenas retirar para o banho e para os movimentos do cotovelo
  6. Atividades gerais:

    • Evitar dormir sobre o ombro operado;
    • Poderá dirigir automóvel após 45 dias da cirurgia ( salvo contra indicação do médico cirurgião);
    • Evitar a realização das atividades domésticas e trabalho até a liberação médica.